CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
O profissional de ciência da computação é mais ou menos como o “clínico geral” do computador, pois ele tem o conhecimento geral da máquina. Ele tem a função de analisar as necessidades dos usuários, gerenciar equipes de criação e instalar sistemas de computação, etc. Além disso, é capacitado a desenvolver softwares tanto simples como os mais complexos. Também presta assistência aos usuários e trabalha para proporcionar uma conexão mais consistente à internet.
O Curso
A pessoa que deseja integrar no curso de ciência da computação necessita ter aptidão em raciocínios abstratos e fazer contas, pois os cálculos dominam o curso. As suas disciplinas básicas são física, matemática, desenvolvimento de algoritmos, banco de dados, eletrônica, linguagens formais, entre outras. Para a conclusão do curso a maioria das instituições exige uma monografia. Duração média: 4 anos.
Mercado de Trabalho
Atualmente o mercado para esse profissional se encontra em alta, porém a expectativa é de que a oferta de vagas se estabilize nos próximos anos, em decorrência do aumento do número de cursos na área.
Pelo fato do curso da ciência da computação ser tão abrangente, proporciona aos profissionais oportunidades em diversos seguimentos. As empresas de telecomunicações, da área financeira e de auditoria, são as que mais absorvem esses profissionais. O profissional da ciência da computação irá trabalhar no suporte, no desenvolvimento de sistemas e na implementação de novas tecnologias, dentro dessas empresas.
Áreas de Especialização
Engenharia de software, Banco de dados, Marketing e Vendas.
Pontos positivos
A Principal vantagem é estar ligada com a tecnologia, e estar sempre atual. Tendo um vasto mercado de trabalho para se situar.
Pontos negativos
A principal vantagem da ciência da computação é também o seu ponto negativo. O profissional tem que estar sempre atento ao mercado, sempre na frente conhecendo as novas tecnologias. Os estudos do profissional nesta área nunca cessam
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo; Unes, Ufes.
Minas gerais; PUC-Minas, UFMG, Unifal, Unifei, UFJF, Ufla, Ufop, UFSJ, UFU
Rio de Janeiro; UCp-Rj, UFRJ, UVA-RJ, UERJ, UENF, UFF, UFRRJ
São Paulo; Unip-Sp, Unesp, USP, PUC-SP, Unicamp, UFSCar, Unifesp
Região Nordeste
Alagoas; Ufal.
Bahia; UFBA, UESC, UESB
Ceará; UFC, UVA-CE, UECE
Maranhão; UFMA.
Paraíba; UFCG, UFPB, Unesc-PB.
Pernambuco; UFPE, UFRPE
Piauí; Uespi, UFPI.
Rio Grande do Norte; Uern, UFRN, Ufersa
Sergipe; UFS.
Região Norte
Amazonas; Cesf-Am, Ufam, Unip-Am.
Pará; UFPA.
Roraima; UERR, UFRR.
Tocantins; UFT.
Região Sul
Paraná; UFPR, PUCPR, UEL, UEM, Unicentro, UTFPR
Rio Grande do Sul; UCS, PUCRS, UFRGS, UFPel, UFSM
Santa Catarina; Unesc-SC, UFSC, Unisul, UFFS, Furb
Região Centro-Oeste
Distrito Federal; UCB-DF, UnB, Unip-DF.
Goiás; UFG, PUC-Goiás, Unip-GO.
Mato Grosso do Sul; UFMS, UEMS, FIP-MS.
Mato Grosso; UFMT, Unemat