top of page
Máquinas em um laboratório de física

ENGENHARIA AERONAUTICA

Mercado promissor: o Brasil é um grande produtor de aviões

O curso de Engenharia Aeronáutica forma engenheiros conhecedores de técnicas e práticas de construção de aeronaves. Este profissional é preparado para atuar em diversas áreas do setor aviário, especialmente nas indústrias do setor aeroespacial e defesa.


O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de aviões, dessa forma as fábricas de aeronaves e helicópteros são um ótimo campo de trabalho para os engenheiros aeronáuticos. Outras chances de trabalho são em empresas de manutenção de aviões, planejamento de operação e definição de rotas, fabricantes de peças, empresas de consultoria e a Força Aérea Brasileira.


Na graduação o aluno estuda aerodinâmica, estruturas, motores e turbinas, mecânica do voo. É preciso que um futuro Engenheiro Aeronáutico goste muito de ciências exatas, de aviões, helicópteros e foguetes, além de se interessar pelos diversos setores em que vai atuar. É fundamental que o profissional se atraia por grandes desafios.

O Curso

O curso de Engenharia Aeronáutica tem duração de cinco anos e o aluno tem de apresentar, ao final deste período, um trabalho de conclusão ligado ao seu campo de estágio.


As seguintes matérias são vistas durante o curso: Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral, Desenho, Física Experimental, Português Instrumental, Química Tecnológica Geral, Técnicas Computacionais em Engenharia, Prática Desportiva, Eletricidade e Eletrônica Aplicada, Fenômenos de Transporte, Mecânica Geral, Resistência dos Materiais, Dinâmica dos Gases, Estruturas Aeronáuticas, Projeto Assistido por Computador, Teoria da Elasticidade, Aerodinâmica, Administração e Economia de Empresas Aéreas Manutenção de Aeronaves e Sistemas de Controle de Aeronaves.

Mercado de Trabalho

Os engenheiros aeronáuticos trabalham na concepção, desenvolvimento e manutenção de aeronaves e sistemas aeroespaciais. Suas oportunidades incluem:

  • Indústria de Aeronáutica: Atuando no design e na construção de aeronaves, sistemas de controle e equipamentos aeroespaciais.

  • Manutenção e Operações: Trabalhando na manutenção e no suporte técnico de aeronaves em empresas de aviação e manutenção.

  • Pesquisa e Desenvolvimento: Contribuindo para a inovação em tecnologias aeroespaciais e sistemas de aviação.

Desafios e Perspectivas

O campo é altamente especializado e pode enfrentar desafios relacionados à complexidade dos sistemas e às regulamentações rigorosas de segurança. A remuneração tende a ser alta, e as oportunidades de carreira são boas, especialmente em empresas e instituições que trabalham com tecnologia de ponta e inovação.


Áreas de Especialização

  • Gerenciamento de Tráfego Aéreo: Profissional que orienta o tráfego de aeronaves, auxiliando nas operações de pouso e decolagem dos aviões com segurança. Este profissional da engenharia aeronáutica também pode atuar definindo corredores de tráfego aéreo e estudando a melhor rota para as aeronaves.

  • Engenharia Espacial: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando foguetes, satélites e naves para a exploração espacial.

  • Manutenção de Aeronaves: Como é um grande conhecedor da estrutura e projeto das aeronaves, o engenheiro aeronáutico também pode atuar coordenando equipes de manutenção e reparos para aviões e helicópteros.

  • Desenho e Projeto de Aeronaves: Uma das principais especializações da Engenharia Aeronáutica, nesta carreira o profissional atua criando, desenhando e definindo novos modelos de aeronaves. É este profissional que define os materiais e coordena os testes das aeronaves, quando estão sendo fabricadas.

    • Sistemas Aéreos: Especialização da Engenharia Aeronáutica onde o profissional atua projetando e testando sistemas internos para as aeronaves, tais como instrumentos de controle, sensores, mecanismos de pressurização, sistemas eletrônicos, computadores de bordo, etc…

Pontos positivos

Por se tratar de um curso de engenharia avançado e complexo, a Engenharia Aeronáutica está entre as carreiras de engenharia mais valorizadas do mercado. A procura por profissionais de Engenharia Aeronáutica deve subir ainda mais nos próximos anos, devido aos crescentes investimentos do governo e das empresas no setor. Só o governo, já reservou mais de 3 bilhões de Reais através de obras do PAC para a reforma construção e modernização de aeroportos. Outra boa oportunidade para os Engenheiros Aeronáuticos está na cidade de São Paulo, onde temos a maior frota de helicópteros do mundo!! Há excelentes vagas em empresas que fazer a armazenagem e manutenção destes helicópteros. Para quem quer trabalhar com projeto de aeronaves dentro da Engenharia Aeronáutica, o Brasil na próxima década deve tentar construir um caça de alta tecnologia, deve tentar projetar novos foguetes de lançamento de satélites e também deve investir bastante no projeto de novos aviões de passageiros através da Embraer

Pontos negativos

O principal aspecto da Engenharia Aeronáutica está na concorrência do curso: há poucos cursos no Brasil e todos os vestibulares são muito difíceis. O vestibular de Engenharia Aeronáutica do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), por exemplo, é considerado por alguns professores como o mais difícil do Brasil!

Instituição de Ensino

Região Sudeste

São Paulo: ITA; USP; ETEP; UNITAU; UNIP; UNIVAP; UFABC (Engenharia Aeroespacial

Minas Gerais: UFU; UFMG (Engenharia Aeroespacial); Unifei (Engenharia Mecânica Aeronáutica)

bottom of page