top of page
Máquinas em um laboratório de física

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

As técnicas de conservação de alimentos desenvolvidas por esse profissional

É o estudo e a utilização de técnicas de conservação, fabricação, armazenamento e transporte dos alimentos industrializados. O engenheiro de alimentos é apto a supervisionar todas as etapas do alimento desde seu preparo até a sua distribuição. Ele deve testar o alimento em todos os seus aspectos, em especial a qualidade. Deve criar e testar formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu aroma, seu sabor e sua consistência.

O Curso

A grade curricular do curso de engenharia de alimentos tem como disciplinas básicas a matemática, física, computação, cálculo, química, desenho técnico, nutrição, etc. A maioria das instituições de ensino ao término do curso exigem que o aluno passe pelo estágio. Duração média: 5 anos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para esse profissional se mantém em alta, tendo perspectivas animadoras para os próximos anos. Isso se deve ao grande número de multinacionais que vêm se instalando no país no setor de alimentos. Essas empresas estão em buscas de profissionais capacitados em especial na área de controle de produção, qualidade, pesquisa, desenvolvimento, vendas técnicas e projetos. As ofertas de vagas estão disseminadas por todo o território nacional

Áreas de Especialização

  • Automação de processos, Controle de qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Projetos Agroindustriais, Tratamento de Resíduos, Vendas Técnicas, etc.

  • Automação de Processos de Produção de Alimentos: Especialização onde o profissional de engenharia de alimentos vai atuar estudando processos de preparação de alimentos para depois projetar máquinas para automatizar estes processos.

  • Planejamento Agroindustrial: O profissional de engenharia de alimentos que trabalha com planejamento agroindustrial trabalha verificando a viabilidade econômica e também ajudando no projeto e construção de novos complexos agroindustriais no campo.

  • Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Embalagens: O especialista em desenvolvimento de produtos e embalagens atua planejando e projetando novos alimentos industrializados para o mercado ou então aperfeiçoando alimentos já existentes.

  • Controle de Qualidade de Alimentos: Especialização onde o engenheiro de alimentos atua inspecionando a qualidade dos processos e das matérias primas das indústrias de alimentos.

    • Tratamento de Resíduos e Despoluição: O engenheiro de alimentos que trabalhar com esta especialização vai atuar junto às empresas, desenvolvendo métodos de processamento de alimentos mais limpos e também planejando projetos de reciclagem e descontaminação de ambientes já degradados.

Pontos positivos

A agricultura e a agroindústria estão entre as maiores indústrias do Brasil

representando juntas quase 10% de todo o PIB. As empresas Brasileiras de produção de alimentos têm expandido sua atividade agro-industrial cada vez mais, exportando para cada vez mais países e em uma quantidade cada vez maior. Com esta expansão que está acontecendo, não vão faltar empregos para engenheiros de alimentos.

Pontos negativos

A principal desvantagem da área de engenharia de alimentos é que muitas vezes o profissional tem que se deslocar para cidades ou regiões afastadas para poder trabalhar.

Instituição de Ensino

Região Centro-Oeste

Goiás: UFG; PUC-Goiás; IFGoiano; Universo

Mato Grosso: UNIVAG

Mato Grosso do Sul: UFGD


Região Norte

Pará: UFPA

Rondônia: UNIR

Tocantins: UFT


Região Nordeste

Bahia: UEFS; UESB; Universo

Ceará: UFC

Maranhão: UFMA

Paraíba: UFPB; UFCG

Pernambuco: UFPE; UFRPE; Universo

Piauí: Faculdade de Tecnologia de Teresina

Rio Grande do Norte: UFRN


Região Sudeste

Espírito Santo: UFES

Minas Gerais: UFTM; UFLA; UFSJ; UFV; IFNMG; Uni-BH; FAZU; FUNORTE

Rio de Janeiro: UFRJ; UFRRJ; Universo

São Paulo: USP; Unicamp; Unesp; UniTau; FAI; Instituto Mauá; Unilago; UniAnchieta; FAJ


Região Sul

Paraná: UTFPR; UFFS; Unicentro; UEPG; UEM; PUCPR; UNOPAR

Rio Grande do Sul: UFRGS; FURG; Unipampa; UPF; UniSinos; URI; UCS; Univates

Santa Catarina: UFSC; UDESC; IFC; UNOESC;UNERJ

bottom of page