GEOLOGIA
O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc.
A geologia contribui para o homem por ser a ciência que estuda a Terra, sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e os processos que lhe dão forma. Assim, todas as questões relacionadas ao nosso planeta estão ligadas à geologia. Com o aquecimento global e as agressões ao meio-ambiente, a ciência ganhou outra importante função: contribuir para a preservação do planeta.
O profissional formado em geologia investiga as alterações provocadas no planeta ao longo dos anos, erosões, glaciações, etc. Ele também é encarregado de analisar e classificar minerais fósseis encontrados na crosta terrestre, rochas e minerais. Outra função é analisar e controlar o trabalho de petrolíferas e usinas no sentido de causar o menor impacto ambiental possível.
O Curso
O curso tem a duração média de cinco anos. No início são estudadas matérias básicas, como Física, Biologia e Química. A partir do segundo ano começam as disciplinas específicas, como Geoquímica, Geofísica, Mineralogia, etc
Mercado de Trabalho
O mercado para a geologia só tem a melhorar. Devido à questão da preocupação mundial com o planeta, o profissional é altamente requerido em muitas empresas, como Petrobrás e Vale do Rio Doce, onde existe uma grande preocupação em não agredir ao meio-ambiente. As oportunidades são tantas que em alguns casos, faltam profissionais qualificados.
Áreas de Especialização
Dependendo do perfil do profissional ele pode optar pelas seguintes especializações dentro da Geologia:
Engenharia Geológica: Especialização que une Engenharia e Geologia, o especialista em Engenharia Geológica atua fazendo levantamentos técnicos para a construção de represas, túneis, minas e grandes obras em geral.
Geologia Ambiental: Especialização onde o profissional de geologia atua planejando a ocupação da natureza, avaliando danos geológicos de projetos industriais ao meio ambiente e também examinando e ajudando na recuperação de solos poluídos ou contaminados.
Geofísica: Especialização mais teórica da Geologia, o profissional que segue por esse caminho atua como cientista estudando os fenômenos geológicos, elétricos, térmicos e magnéticos que atuam em nosso planeta.
Geologia Petrolífera: Carreira onde o geógrafo atua explorando o solo e os mares em busca de poços de petróleo e reservas de gás natural.
Hidrogeologia: Carreira similar a Geologia Petrolífera, só que nesta especialização o geólogo se especializa na busca de reservas subterrâneas de água doce.
Geologia da Mineração: Especialização onde o profissional de geologia atua estudando os terrenos em busca de minérios e também estudando as minas para determinar a quantidade de minérios que existem nas mesmas.
Geologia Forense: Um campo novo da geologia que está sendo aberto: nesta nova especialização o geólogo trabalha fazendo perícias técnicas e auxiliando a polícia e o ministério público na resolução de crimes.
Pontos positivos
Há excelentes oportunidades para profissionais de Geologia (principalmente Geologia Petrolífera) graças à descoberta dos gigantescos poços de Petróleo do Pré-Sal Brasileiro. Outra área bastante favorável é a de mineração (Geologia da Mineração), as empresas estão buscando uma exploração cada vez mais moderna e sustentável o que exige um forte trabalho de profissionais de geologia e gestão ambiental
Pontos negativos
No trabalho de campo muitas vezes o profissional de geologia pode ser exposto a condições insalubres tais como ambientes barulhentos ou então locais com risco de desabamento. É importante lembrar, no entanto, que embora perigosas essas atividades tenham um risco controlado, essa garantia é dada pelos equipamentos de segurança e pelo planejamento.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Minas Gerais: UFMG; UFOP
Espírito Santo: UFES
Rio de Janeiro: UFRJ; UFRRJ; UERJ
São Paulo: USP; Unesp; Unicamp
Região Nordeste
Bahia: UFBA
Ceará: UFC
Pernambuco: UFPE
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS
Região Norte
Amazonas: UFAM
Pará: UFPA
Roraima: UFRR
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Mato Grosso: UFMT
Região Sul
Paraná: UFPR
Rio Grande do Sul: UFRGS; Unipampa;
UniSinos; UFPel
Santa Catarina: UFSC