SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
O mercado promissor para o profissional de SI
Esse profissional é apto a desenvolver sistemas de informação para setores diversos da sociedade. Os softwares criados por esse profissional, são utilizados em diferentes campos. Seu trabalho proporciona uma ampliação da capacidade de armazenamento de dados, melhor aproveitamento das máquinas e maior velocidade no processamento das informações. Para o profissional de Sistemas de Informação obter sucesso é essencial o domínio do inglês e as certificações profissionais.
O Curso
Para quem vai ingressar nessa área é preciso gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o estudante durante os quatro anos de curso. Entre as matérias básicas do curso estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Na maioria das instituições o estágio e o projeto de conclusão de curso são obrigatórios.
O curso de Análise de Sistemas foi renomeado para Sistemas de Informação. Duração média: 4 anos.
Mercado de Trabalho
A informatização, que vem ocorrendo em grande parte das empresas que atuam no país, faz com que o mercado para esse tecnólogo se mantenha aquecido. Esse profissional pode atuar tanto em empresas particulares e públicas quanto autônomo, além disso, pode optar pelo mundo da esquisa.
Aproximadamente 75% do mercado de trabalho na área de computação são para os profissionais do curso de Sistemas de Informação. Os graduados em Sistemas de Informação encontram vagas em bancos, seguradoras, indústrias e em empresas de telefonia e internet. Além disso, com o aumento das universidades que ministram o curso de Sistemas de Informação, também houve um crescimento de profissionais tanto para docência como para o desenvolvimento de programas para cursos à distância.
Áreas de Especialização
Banco de Dados, Dataming, Análise de Dados, Métodos Quantitativos, Estrutura de Sistemas de Informação.
Pontos positivos
A carreira em Sistemas de Informação foca no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas de TI para suportar e otimizar as operações empresariais. Profissionais na área podem atuar em análise de sistemas, desenvolvimento de software e gestão de projetos de TI, contribuindo para a eficiência e a inovação nos processos de negócios. A carreira oferece a oportunidade de trabalhar com tecnologias avançadas e de impactar diretamente a forma como as empresas utilizam e gerenciam suas informações.
Pontos negativos
O trabalho em Sistemas de Informação pode ser altamente técnico e exigir a gestão de múltiplos projetos e a resolução de problemas complexos de TI, o que pode ser estressante. A profissão pode envolver longas horas e a necessidade de lidar com mudanças rápidas nas tecnologias e nas necessidades dos negócios, o que pode ser desafiador. Além disso, a remuneração pode variar amplamente dependendo da posição e da empresa, e a carreira pode enfrentar desafios relacionados à necessidade de se manter atualizado com novas ferramentas e práticas de tecnologia da informação.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo; IFES, UNESC, São Camilo, UVV, FSG
São Paulo; UFSCar, Mackenzie, PUC-Campinas, FATEC (Ourinhos), UNISAL
Minas Gerais; UFV, PUC-Minas, Unifei, UFJF, UFLA, UFMG, UFOP, UFU, UFVJM, IFSEMG, Unimontes, IFMG
Rio de Janeiro; UFF, UVA, IF Fluminense, UFRRJ, Universo, PUC-RJ
Região Nordeste
Alagoas; IFAL, FAL, CESMAC
Bahia; UFBA, IFBA, Uneb, FRBA, FCT
Ceará; IFCE, FIC, FCRS
Maranhão; IFMA, UNDB
Paraíba; UFPB, FACISA
Pernambuco; UFPE
Piauí; UFPI
Rio Grande do Norte; UFERSA
Sergipe; UFS, UNIT
Região Sul
Paraná; UEM, UTFPR
Rio Grande do Sul; PUCRS, FURG, UCPel
Santa Catarina; UniSul, IF Catarinense, FURB
Região Norte
Acre; UFAC, FAB
Amazonas; CESF
Pará; UFOPA, UNAMA, FEAPA
Rondônia; ULBRA, FATEC
Tocantins; Unitins
Região Centro-Oeste
Distrito Federal; UDF
Goiás; UFG, UEG
Mato Grosso do Sul; UFMS, UEMS, UFGD
Mato Grosso; UFMT