ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Hoje em dia o administrador público deve possuir conhecimentos em várias áreas
O curso de administração pública permite ao aluno estudar, analisar e aprender os métodos de administrar, controlar e, consequentemente, melhorar as organizações públicas e a sociedade em geral. Essa é uma árdua tarefa, pois hoje em dia o administrador público deve possuir conhecimentos em várias áreas, não se restringindo apenas ao ambiente fechado de uma empresa pública, por exemplo. Cabe a esses profissionais, a importante tarefa de administrar os recursos públicos da melhor maneira possível.
Atualmente, as organizações públicas procuram cada vez mais aumentar sua produtividade e retirar o estereótipo de organizações extremamente burocráticas, cheias de politicagem e sem vontade de crescer. Por isso, os administradores públicos devem ser dinâmicos, criativos, capazes de trabalhar em grupo e de superar as dificuldades encontradas na estrutura destas empresas, que, sem dúvida, é muito diferente de uma empresa privada.
O Curso
No Brasil, o curso de Administração Pública prepara profissionais para gerenciar recursos e implementar políticas no setor governamental. A formação inclui disciplinas como planejamento, finanças públicas e direito administrativo, com ênfase em eficiência e transparência na gestão pública. Os alunos são capacitados para atuar em órgãos governamentais e ONGs, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria dos serviços públicos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para administradores públicos e gerentes de políticas públicas é promissor. Como ocorre em países desenvolvidos, as modernizações e evoluções da maneira de como conduzir um serviço público abriram o caminho para a busca por bons profissionais, que consigam administrar as políticas sociais e gerenciar a máquina administrativa. O curso de administração pública é realizado no período de 4 anos.
Áreas de Especialização
Gestão de Políticas Públicas: Desenvolvimento e implementação de políticas para o setor público.
Administração de Recursos Públicos: Controle e alocação de recursos no setor público.
Planejamento e Avaliação Governamental: Planejamento estratégico e avaliação de programas governamentais.
Gestão de Serviços Públicos: Administração de serviços essenciais como saúde e educação.
Pontos positivos
Trabalhar na Administração Pública oferece uma estabilidade que é difícil de encontrar em setores privados, com garantias de benefícios como aposentadoria e planos de saúde. O setor público proporciona a chance de contribuir diretamente para o bem-estar da sociedade e para o desenvolvimento de políticas públicas que podem melhorar a vida das pessoas. Além disso, há oportunidades para trabalhar em diversas esferas, como municipal, estadual e federal, e em diferentes áreas como saúde, educação e segurança. O ambiente de trabalho muitas vezes é mais previsível e regulamentado, o que pode ser atraente para quem busca uma carreira com menor volatilidade.
Pontos negativos
O setor público pode ser caracterizado por processos burocráticos e lentos, o que pode tornar o ambiente de trabalho menos dinâmico e mais frustrante para aqueles que preferem ambientes mais ágeis. Além disso, a competição por cargos públicos pode ser intensa e requer exames e processos seletivos rigorosos. Os salários iniciais, embora estáveis, podem ser menos competitivos em comparação com o setor privado, especialmente em posições de entrada. A progressão na carreira pode ser lenta e muitas vezes baseada em critérios de tempo de serviço e política, ao invés de mérito puro.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Minas Gerais: UFLA; EG
São Paulo: FGV; Unesp; IESF; FIO
Rio de Janeiro: UFRRJ; UFF; UniRio
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UEG; PUC-Goiás; Fesurv
Região Nordeste
Alagoas: UNEAL; CESMAC
Ceará: UFC; UECE; Unilab
Maranhão: IESMA
Pernambuco: ASCES
Região Norte
Rondônia: UniRon
Região Sul
Paraná: UDC
Santa Catarina: UDESC