ARTES PLÁSTICAS
As Artes Plásticas empregam elementos visuais e táteis com o intuito de simbolizar o mundo real ou imaginário.
A origem do curso de Artes Plásticas foi em 1980. O curso estimula e desenvolve o pensamento visual em suas diversas expressões através de um conhecimento que propõe a produção de poéticas visuais; sendo este o objetivo do curso.
As Artes Plásticas empregam elementos visuais e táteis com o intuito de simbolizar o mundo real ou imaginário, para isto criam-se obras como pinturas ou esculturas.
As atividades do artista plástico são: criar desenhos, pinturas, gravuras, colagens, e esculturas, trabalhando com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Seus trabalhos são apresentados em galerias, museus ou lugares públicos. Tendo licenciatura pode lecionar em escolas públicas e particulares.
O Curso
O curso tem duração média de quatro anos. O currículo se compõe de disciplinas como História da arte, Filosofia, Estética, Comunicação. Os trabalhos práticos possuem grande carga horária e são realizados em oficinas. É exigida uma monografia para a conclusão do curso. É importante observar que o aluno precisa demonstrar aptidão para artes no vestibular.
Mercado de Trabalho
O que ampliou as possibilidades de emprego para esse profissional foi a abertura de vários centros culturais e a criação das novas leis de incentivo à cultura. Modificações essas ocorridas nos últimos cinco anos.
Áreas de Especialização
Pintura e Desenho: Técnicas de criação e expressão visual em pintura e desenho.
Escultura e Modelagem: Criação de formas tridimensionais e técnicas de escultura.
Arte Digital: Uso de tecnologia digital para criação artística.
História da Arte: Estudo das diferentes épocas e movimentos artísticos.
Pontos positivos
As Artes Plásticas proporcionam uma plataforma única para a expressão pessoal e a criação de obras visuais que podem ser apreciadas por uma ampla audiência. A capacidade de explorar diversos meios, como pintura, escultura e instalação, oferece aos artistas uma grande liberdade criativa. O mercado de arte permite que artistas criem obras que sejam apreciadas em galerias, museus e coleções privadas, além de possibilitar o desenvolvimento de uma marca pessoal e reconhecimento no meio artístico. Para aqueles apaixonados por criar e inovar, a arte plástica oferece uma carreira satisfatória e enriquecedora.
Pontos negativos
A instabilidade financeira é um desafio significativo para muitos artistas plásticos, que podem enfrentar dificuldades para vender suas obras e garantir uma renda consistente. O mercado pode ser altamente competitivo e depender fortemente de redes de contato e visibilidade, o que pode dificultar a entrada e o sucesso para novos artistas. A carreira muitas vezes exige um investimento pessoal significativo em termos de tempo e recursos para desenvolvimento de habilidades e promoção do trabalho. Além disso, o reconhecimento pode levar anos e, em alguns casos, pode nunca se concretizar.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo: Ufes
Minas Gerais: Uemg, UFMG, Unimontes,
UFJF, UFU, UFV, Univasf
Rio de Janeiro: Uerj, UFRJ, Unigranrio
São Paulo: Unesp, USP, Unicamp, PUC-
Campinas
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UFMS
Região Nordeste
Bahia: UFBA, UFRB
Ceará: FGF, IFCE
Maranhão: IFMA, UFMA
Paraíba: UFCG, UFPB
Pernambuco: UFPE
Piauí: ICF, UFPI
Rio Grande do Norte: UFRN
Sergipe: UFS
Região Sul
Paraná: FAP, UEPG, IFPR, UEL, UEM, UFPR
Rio Grande do Sul: UFPel, Uergs, Feevale,
UFRGS, Furg, UFSM
Santa Catarina: Furb, Udesc, Univali
Região Norte
Amapá: Unifap
Amazonas: Ufam
Pará: Unama, UFPA
Rondônia: Unir