DESIGN DE INTERIORES
Como aproveitar melhor os espaços
Capacita o profissional a desenvolver técnicas de aproveitamento de espaço aliando conforto, praticidade e beleza. Seguindo a tendência de mercado e as reivindicações do cliente. Todo o acabamento fica sob seus cuidados, desde a cor até o tipo de iluminação que será empregada, além de escolher os móveis e os objetos de decoração. A administração de todo o projeto ficará a cargo do design de interiores, tendo como limitadores a disponibilidade financeira e as preferências do cliente.
O Curso
A grade curricular do curso de design de interiores tem como disciplinas básicas desenho, teoria da comunicação, história da arte e do design, informática aplicada ao design, fotografia, paisagismo, iluminismo, empreendedorismo, entre outras. O curso visa formar profissionais criativos, versáteis e empreendedores. Duração Média: 4 anos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para o design de interiores encontra-se aquecido, tendo excelente perspectivas para os próximos anos. A maioria destes profissionais está preferindo o trabalho autônomo, pois possibilita melhores oportunidades, além de terem mais liberdade em seu trabalho. Essa liberdade gera trabalhos mais ricos em criatividade e bom gosto. Grande parte das oportunidades de trabalho está sendo gerada na área corporativa, onde o design é contratado para elaborar interiores de escritórios e salas de reunião.
Áreas de Especialização
Desenho de móveis, Gerenciamento, Projetos residenciais, Projetos comerciais, Projetos de varejo, Projetos de saúde, etc.
Pontos positivos
O Design de Interiores oferece a oportunidade de criar ambientes esteticamente agradáveis e funcionais, impactando a experiência e o bem-estar das pessoas em seus espaços cotidianos. Profissionais na área podem trabalhar em projetos residenciais, comerciais e corporativos, combinando criatividade com habilidades técnicas para transformar espaços. A carreira permite a expressão pessoal e a possibilidade de trabalhar em projetos variados, desde reformas até novos projetos de construção.
Pontos negativos
O trabalho em Design de Interiores pode ser desafiador devido à necessidade de equilibrar preferências pessoais dos clientes com restrições orçamentárias e técnicas. Os profissionais podem enfrentar prazos apertados e a necessidade de lidar com fornecedores e contratantes, o que pode resultar em pressão e estresse. Além disso, a competição pode ser intensa, especialmente em áreas urbanas onde há muitos designers buscando oportunidades de mercado.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo: FAESA I
Minas Gerais; UFU; FUMEC
São Paulo: Centro Belas Artes; CBM
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: Uniplan
Goiás; UFG
Região Nordeste
Bahia; UFBA
Pernambuco: FBV
Região Sul
Rio Grande do Sul: FAI
Santa Catarina: Univille; FTCVALE
Região Norte
Pará: UNAMA