ESTATÍSTICA
O mercado de trabalho para esse profissional
Capacita o profissional a fazer a coleta, a análise e a interpretação numérica para estudos sociais, econômicos e fenômenos naturais, entre outros. O estatístico tem por função coordenar e planejar o levantamento de dados na maioria das vezes por meio de questionários e entrevistas, etc. Ele é gabaritado a desenvolver um banco de dados para os mais variados usos.
O Curso
A grade curricular do curso de estatística tem por disciplinas básicas: Análise matemática, Estatística descritiva, Computação, Teoria das Matrizes, Cálculo, Estatística geral, Introdução à economia, Inferência estatística, entre outras. Para a conclusão do curso, as instituições exigem um estágio. Duração Média: 4 anos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para esse profissional se mantém aquecido, e as perspectivas futuras são excelentes. Isso se deve ao fato da conscientização das empresas, que cada vez mais tentam saber no seu cliente está interessado, dessa forma consegue estabelecer suas metas e o tipo de produção a ser feita de acordo a preferência dos seus clientes. Boa parte dos estudantes deixa à faculdade já empregados.
Áreas de Especialização
Bioestatística, Computação, Internet, Perfil de Consumidores, Pesquisa Clínica, Pesquisa de Mercado, entre outros.
Pontos positivos
A carreira em Estatística oferece oportunidades para trabalhar em diversos setores, como saúde, finanças e pesquisa, utilizando técnicas analíticas para interpretar dados e auxiliar na tomada de decisões. Profissionais da área têm a chance de trabalhar com grandes volumes de dados e contribuir para a resolução de problemas complexos através da análise quantitativa. A demanda por estatísticos é crescente, com oportunidades em pesquisa acadêmica, mercado financeiro e análise de dados empresariais.
Pontos negativos
O trabalho em Estatística pode envolver a necessidade de lidar com dados complexos e a realização de análises detalhadas, o que pode ser desafiador e exigir alta precisão. A profissão pode ser marcada por um trabalho intensivo em computador e a necessidade de interpretar resultados que podem ter implicações significativas. A necessidade de manter-se atualizado com novas metodologias e ferramentas analíticas pode exigir um investimento contínuo em treinamento e desenvolvimento profissional.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES.
Minas Gerais: UFMG, UFJF, UFOP, UFU.
Rio de Janeiro: UERJ, UFRJ, Ence, UFF, Universo
São Paulo: Unicamp, Unesp, USP, UFSCar;
Unicapital
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB.
Goiás: UFG
Mato Grosso: UFMT
Região Nordeste
Bahia: UFBA, ESEB.
Ceará: UFC.
Paraíba: UEPB, UFPB, UFCG.
Pernambuco: UFPE.
Piauí: UFPI
Rio Grande do Norte: UFRN.
Sergipe: UFS.
Região Norte
Amazonas: UFAM.
Pará; UFPA.
Rondônia: UNIR
Região Sul
Paraná: UFPR, UEM.
Rio Grande do Sul: UFRGS, UFSM.