MÚSICA
A música é uma arte muito importante para o ser humano.
A música está presente em grande parte do nosso cotidiano: quando cantamos no chuveiro, quando ouvimos música dentro de um carro, quando vemos TV, etc. Por isso, a música é uma arte bastante importante para o ser humano, acompanhando-o desde os tempos pré-históricos.
O curso dura em média quatro anos. No início são estudadas matérias mais básicas, como História da música, Harmonia, Percepção musical, etc. Nos anos seguintes são estudadas disciplinas mais específicas e avançadas. Um detalhe importante relacionado ao curso de música é que todos os candidatos que pretendem realizá-lo precisam fazer uma prova prática de percepção musical anteriormente.
O Curso
O curso de bacharel em música oferece aos estudantes, os conhecimentos necessários para poder analisar, interpretar, criar e transmitir a música. Existem vários campos em que o bacharel pode atuar, tais como: maestro, em orquestras e conjuntos musicais; compositor, criando novas melodias e transmitindo-as; e arranjador, modificando uma música já inventada com o fim de melhorá-la.
Mercado de Trabalho
O campo de trabalho para esse profissional é ampliado devido, principalmente, aos meios de comunicação e entretenimento, que fazem da música um dos seus principais objetos de trabalho. Assim, o músico tem a possibilidade de produzir trilhas sonoras para aberturas de programas, comerciais, filmes, etc.
Embora a profissão de músico seja algo bastante gratificante, o mercado de trabalho para o curso não é tão bom se comparado com a maioria dos cursos. De fato, existem muitos profissionais para um escasso mercado. No entanto, os bons profissionais ainda podem alcançar boas oportunidades na área.
Áreas de Especialização
Teoria e Composição Musical: Estudo da teoria musical e desenvolvimento de composições.
Performance Musical: Desenvolvimento de habilidades para a execução de peças musicais.
Educação Musical: Métodos de ensino e aprendizagem da música.
Produção Musical: Técnicas e práticas para gravar e produzir música.
Pontos positivos
A carreira em Música oferece a oportunidade de explorar e expressar a criatividade através do desempenho, composição e ensino musical. Profissionais na área podem atuar como músicos, compositores, professores e produtores, com a chance de influenciar e enriquecer a vida das pessoas através da arte. A carreira pode ser altamente gratificante para aqueles que são apaixonados pela música e desejam compartilhar seu talento e habilidades com o público.
Pontos negativos
A carreira em Música pode ser marcada por instabilidade financeira e insegurança no emprego, especialmente para músicos freelancers e em início de carreira. A competição pode ser intensa, e o sucesso pode depender de fatores como rede de contatos e oportunidades de performance. Além disso, a profissão pode exigir longas horas de prática e a necessidade de lidar com a pressão de atender às expectativas do público e da indústria musical.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo: Ufes, Fames
São Paulo: USP, Unicamp, UFSCar, Unesp
Minas Gerais: UFMG, UFU, Unimontes,
UEMG, Ufop, UFSJ, UFU.
Rio de Janeiro: UFRJ, UniRi
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB
Goiás: UFG
Mato Grosso do Sul: UFMS
Mato Grosso: UFMT
Região Nordeste
Alagoas: UFAL
Bahia: UFBA
Ceará: UFC, Uece
Maranhão: UFMA, UEMA
Paraíba: UFPB, UFCG
Pernambuco: UFPE
Piauí: UFPI
Rio Grande do Norte: Uern, UFRN
Sergipe: UFS
Região Sul
Paraná: UFPR, UEL, UEM, UEPG, Embap, FAP
Rio Grande do Sul: UFPel, UFRGS, UFSM, Uergs
Santa Catarina: Udesc, Univali
Região Norte
Acre: Ufac.
Amazonas: UEA.
Pará: Uepa, UFPA.
Rondônia: Unir