PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Esse profissional é responsável pela criação, coordenação de peças publicitárias. É capacitado a escrever propagandas para mídia impressa, além de definir o design gráfico das peças. Já para a TV, rádio e internet redigem roteiros e edita o som e a imagem. É responsável por realizar pesquisas de mercado para saber a aceitação dos produtos de uma empresa. Tem por objetivo popularizar a marca de seus clientes elevando as vendas de seus produtos.
O Curso
Sua grande curricular é composta por Ambientes de Marketing, Criação Publicitária, Direção de Arte Publicitária, História da Arte, Ética Publicitária, Interpretação e Produção de Textos, Pesquisa de Mercado, entre outros. É necessário estágio para conclusão do curso. Duração média: 4 anos.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho apresentou um significativo crescimento nos últimos anos, a expectativa é de que o mercado continue em alto nos próximos anos. Pois há uma necessidade muito grande das empresas de fixarem sua marca, e terem igualdade de mercado.
Áreas de Especialização
Pesquisa de Mercado: O profissional de propaganda com esta especialização atua fazendo o elo entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional
levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e expectativas e repassá-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.
Criação Publicitária: Especialização mais buscada, também a mais concorrida. O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto às mídias a compra de espaço e modos de divulgação.
Publicidade de Mídia: Cabe a este profissional de publicidade pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.
Produção Publicitária: Profissional responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade (jingles, propagandas, arte, flyers, etc..)
Gerência Publicitária: Profissional que deve ter um forte perfil de liderança e que atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.
Pontos positivos
Hoje em dia a criação publicitária em si é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras (quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos). Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem ás centenas, todos os anos) e também na acessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.
Pontos negativos
Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.
Instituição de Ensino
Região Sudeste
Espírito Santo: UFES (Vitória); São Camilo
(Cachoeiro do Itapemirim); FMN (Vila Velha)
Minas Gerais: UFMG, PUC-Minas, UNA, Uni-BH,
Newton Paiva (Belo Horizonte); PUC-Minas (Poços
de Caldas e Arcos); UniUbe (Uberaba); CES/JF
Região Centro-Oeste
Distrito Federal: UnB, UCB, UNIP, IESB, Uniceub
(Brasília)
Goiás: UFG, PUC-Goiás, Universo, Uni-
Anhanguera (Goiânia)
Mato Grosso do Sul: UCDB (Campo Grande);
(Juiz de Fora); UNITRI (Uberlândia); FIP-MOC
(Montes Claros)
Rio de Janeiro: UFRJ , PUC-Rio, ESPM, UGF,
Estácio, UVA, Unicerso (Rio de Janeiro); UFF
(Niterói)
São Paulo: USP, PUCSP, ESPM, Metodista,
Uninove; UNIP, Mackenzie (São Paulo); UniSantos;
PUC-Campinas; UniABC (Santo André); UMC (Mogi
das Cruzes); Faculdade Anhanguera (Santa
Bárbara, São José, Taubaté e Piracicaba).
AEMS (Três Lagoas); Unigran (Dourados)
Mato Grosso: UFMT, UNIC, UniRondon (Cuiabá)
Região Nordeste
Alagoas: FITS (Maceió)
Bahia: UCSal, Universo, UniJorge (Salvador); FAT
(Feira de Santana)
Ceará: UFC, UniFor, FACE, FIC, FA7 (Fortaleza)
Maranhão: Uniceuba, FACEM (São Luís)
Paraíba: FAP (João Pessoa); FAR (Campina
Grande)
Pernambuco: UFPE, Unicap, FBV, FNJ (Recife)
Piauí: Faculdade CEUT (Teresina)
Rio Grande do Norte: UFRN, UnP (Natal); UERN
(Mossoró)
Sergipe: UFS (São Cristóvão); UNIT (Aracajú)
Região Norte
Amazonas: UniNorte e FMS (Manaus)
Amapá: SEAMA (Macapá)
Pará: FAP (Belém); UNAMA (Ananindeua)
Rondônia: UniRon (Porto Velho)
Roraima: FAA (Boa Vista)
Tocantins: CEULP (Palmas)
Região Sul
Paraná: UFPR, PUCPR, UP, UTP, UniCuritiba, FAE
(Curitiba); Unicentro (Guarapuava); Pitágoras de
Londrina
Rio Grande do Sul: PUCRS, ESPM (Porto Alegre);
UFSM (Santa Maria e Frederico Westphalen);
Unipampa (São Borja); Unisinos (São Leopoldo);
UNISC (Santa Cruz do Sul); Feevale (Novo
Hamburgo); UCPel (Pelotas); UPF (Passo Fundo)
Santa Catarina: UniSul (Palhoça e Tubarão);
UnoChapecó; Unoesc (Joaçaba); FURB (Blumenau)