Livro

Diretora do Colégio Objetivo Matão lança livro
Quando você pensa na educação escolar de seus filhos, netos, sobrinhos, enfim, das crianças, uma das primeiras perguntas que você faz é: com qual idade elas devem ser matriculadas numa escola?
Pela experiência pessoal e com base nos resultados da pesquisa da mestre e doutora em Educação Escolar Stella Grimaldi Gomes Polito, o momento é agora. “Já! Imediatamente, pois na escola há diversos e significativos estímulos precoces para o desenvolvimento integral e global dos bebês”, garante. “Estamos falando do local no qual se dá a gênese e a transmissão do conhecimento adquirido e tudo ocorre com significado, intencionalidade, estudos e extrema responsividade”, acrescenta.
Para quem deseja saber mais sobre o assunto, Stella lançou o livro ‘Bebês: a importância da educação escolar’, que já está disponível para venda pelo site da Editora Appris (www.editoraappris.com.br).
A edição é deste ano e tem como co-autora Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo, psicóloga, doutora em Psicologia, mestre em Educação Especial e professora assistente da Unesp Araraquara.
Stella é diretora do Colégio Objetivo Matão e tutora de licenciaturas da Unip EaD Matão. Além do mestrado e doutorado em Educação Escolar, é especialista em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais, psicopedagoga e pedagoga.
“O livro nasceu da minha tese de doutorado, a partir da busca de muitas indagações e inquietações que se colocam diante de profissionais da educação, pais, mães, tutores e indivíduos que se preocupam com os rumos educacionais de crianças de 0 a 3 anos”, explica a autora.
Educar, brincar e cuidar
O desafio do livro ‘Bebês: a importância da educação escolar’ está na desmistificação da visão assistencialista da creche, realçando o caráter educativo, pois, historicamente, está vinculada a um serviço oferecido à população de baixa renda para suprir a demanda de mulheres/mães que ingressavam no mercado de trabalho.
A proposição desta obra direciona-se para legitimá-la no educar, brincar e cuidar, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei nº 9.394/96), e, portanto, necessita apresentar de forma clara e precisa o documento norteador da proposta pedagógica, que se consolida no Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Por conseguinte, a autora acompanhou, analisou e colaborou com o processo de elaboração do PPP de uma creche em um município paulista (EMEI Flor), no período de 2016 e 2017. Para o resgate das lembranças das profissionais da educação, a autora, durante as reuniões de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo), utilizou os registros fotográficos dos anos de 2013 (projeto) e 2014 (portfólio) como ferramenta auxiliar; assim emergiram angústias, concepções, temores, expectativas, dúvidas, propostas, vivências, projetos, cuidados e registros das ações cotidianas.
O livro retrata que, na EMEI Flor, ocorreu formação em espaço democrático, a partir dos diálogos frequentes nos momentos de HTPCs, trazendo condições facilitadoras de reflexão crítica das experiências e vivências dessas protagonistas, tornando-as corresponsáveis e coparticipantes na sistematização e organização do PPP, concebendo, assim, a creche como instância legítima, significativa e intencional de trabalho educativo.
Natali Galvão
Reportagem publicada pelo Jornal do Comércio | Edição 1366 de 9 de Abril de 2021 (PDF)

